Orientações sobre saúde e lazer marcam o Novembro Azul

0
MB Comunicação

Com o evento “Barba, cabelo e bigode: atitude, esporte e saúde”, a Unimed Chapecó atraiu público expressivo, antes do Jogo entre a Associação Chapecoense de Futebol e o Figueirense, na Rua Índio Condá, em um espaço montado especialmente para os homens, em comemoração ao Novembro Azul. A iniciativa contou com a parceria da Galilleu’s Barbearia, Eliandra Schneider Assessoria e Cerimonial, Giuletta Experience, Mustang Blues Brothers, O Boticário e a Chapecoense.

O evento reuniu médicos urologistas e equipe técnica, visando transmitir  orientações e entrega de material informativo. Além disso, quem passou pelo local teve a oportunidade de avaliar a barba e cortar o cabelo gratuitamente com profissionais da Galilleu’s Barbearia, apreciar um saboroso café expresso da Giuletta Experience e prestigiar atração musical com a banda Mustang Blues Bruthers. O objetivo foi celebrar a saúde do homem por meio da conscientização sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata – segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

O médico urologista, Dr. Hardy Goldschmidt ressalta a importância de disseminar fortemente a questão da prevenção do câncer de próstata, bem como do cuidado à saúde do homem como um todo. “Atuar em um ambiente essencialmente masculino, onde circulam homens de todas as faixas-etárias é fundamental para reforçarmos o quanto são importantes medidas de prevenção e diagnostico precoce”, observa ao alertar que os homens devem manter consultas regulares ao médico e realizar exames anuais (toque retal e PSA) a partir dos 50 anos ou a partir dos 45, quando houver histórico familiar.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são descobertos 61 mil novos casos por ano no Brasil e, considerando ambos os sexos, é o quarto tipo de câncer mais comum. “A doença representa a segunda causa de morte por câncer entre os homens e as chances de cura são de 90%, quando descoberta em estágio inicial”, reforça Dr. Hardy. 

O médico urologista, Dr. Leandro Viecili, complementa que a doença pode demorar a se manifestar e por isso, exige exames preventivos com frequência para evitar a descoberta em estágio avançado. “O Novembro Azul está contribuindo fortemente para esclarecer e conscientizar sobre a relevância das consultas regulares e dos exames preventivos, que são fundamentais para o diagnóstico precoce e, consequentemente, a cura”, reforça.

Para a gerente de marketing da Chapecoense, Juliana Zonta, é uma honra estar com a Unimed na campanha, fortalecendo a questão da prevenção – medida que possibilita salvar a vida do homem. “Costumamos apoiar iniciativas que visam promover a saúde. Estivemos juntos no Outubro Rosa e não poderíamos ficar fora do Novembro Azul, quebrando preconceitos e estimulando a prevenção”, finaliza.   

Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Sign up to our newsletter!