Outubro Rosa: Mais de 3 mil mulheres foram atendidas em Chapecó

0
PMC

Outubro pode ser definido como um período do ano em que todas as estratégias de saúde têm o público feminino como seu principal alvo. Relatório da Secretaria de Saúde de Chapecó aponta que na semana de 17 a 21 de outubro, a rede pública municipal de saúde realizou 3.792 ações preventivas ao câncer de mama e câncer de colo de útero, dentro da programação do “Outubro Rosa”. Até o presente momento foram contabilizados 1.827 exames preventivos de câncer de colo uterino, 778 solicitações de mamografias, 1.187 testes rápidos de hepatites, sífilis e HPV.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Flávia Mocelin Camargo destaca que durante o mês de outubro, os serviços voltados à saúde feminina foram intensificados nos 26 Centro de Saúde do Município entre 18h e 21h. A iniciativa também contou com apoio do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIP) com a realização de exames voltados a saúde da mulher. As ações desenvolvidas durante o “Outubro Rosa” ampliaram o trabalho desenvolvido diariamente voltado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e útero em todas as unidades de saúde do município.

Dado apresentado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, aponta o câncer de mama como a principal causa de mortes entre as mulheres, sendo o diagnóstico tardio um fator de complicação.

O que é o “Outubro Rosa”?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, em outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Sign up to our newsletter!