Outubro Rosa: Mais de 9 mil atendimentos foram realizados em Chapecó

0
Foto: PMC

 Outubro Rosa, mês de conscientização das mulheres para a necessidade da prevenção do câncer de mama, chegou ao fim. Em Chapecó, conforme o Diretor de Atenção a Saúde da Secretaria de Saúde, Maicon Jones Atuatti durante este mês foram intensificadas todas a estratégias desenvolvidas anualmente voltadas ao bem estar do público feminino. Com isto foram contabilizados somente no mês de novembro 9.261 atendimentos relacionados a saúde da mulher, contemplando encaminhamentos de mamografias, consultas de enfermagem, além de atendimentos odontológicos.

“O nosso trabalho de prevenção não se resume ao mês de outubro ele é desenvolvido todo o ano. Este é um momento em que todas as nossas ações são estrategicamente concentrada para atender o maior número de mulheres possível” destaca Maicon.

Anualmente a Secretaria de Saúde de Chapecó, tem optado por no mês de novembro, mobilizar todos os 26 centros de saúde do município na realização iniciativas inovadoras somadas ao trabalho desenvolvido diariamente. Este ano foi adotada o horário de atendimento noturno na semana de 17 a 21 de outubro, quando foram contabilizados 3.792 ações preventivas ao câncer de mama e câncer de colo de útero, dentro da programação do “Outubro Rosa”.

Depois da campanha ‘Outubro Rosa’, de combate do câncer de mama, chega o ‘Novembro Azul’, mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata. A iniciativa tem como entidade apoiadora a ADHI – Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó-SC.

Maicon revela que para o dia 19 de novembro esta programada a realização de um a atividade voltada a saúde do homem.

‘Novembro Azul”

Trata-se de uma campanha de conscientização desenvolvida, por diversas entidade no mês de novembro, tendo como principal alvo a população masculina, com enfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer próstata. A exemplo do que acontece no Outubro Rosa (em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa), durante o Novembro Azul, monumento e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul. O período também é um momento de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.

Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Sign up to our newsletter!